10 Coisas que ninguém nunca me contou sobre o casamento
- Iara Policeno
- 6 de fev. de 2017
- 4 min de leitura
Muito se diz por aí sobre o casamento. Desde pequenas ouvimos histórias, contos de fada, filmes, novelas e, para a maioria das mulheres, é inevitável fantasiar com algum detalhe para sua vida. Porém existem coisas que acontecem em praticamente todos os casamentos que ninguém vai te contar. Mas eu vou! Então segura essas dicas: 1. Vocês não se conhecem o suficiente

Por mais tempo que você tenha com seu companheiro ou com a sua companheira você não o conhece o suficiente. Quando vocês começarem a dividir uma casa vocês vão ver hábitos muito curiosos que até então vocês não conheciam. Não se apavore: é uma nova cultura que você ainda vai levar um tempo para se adaptar. Assim como ele também vai achar que algumas coisas que você faz são completamente bizarras.
2. Respeite a experiência de seus pais, mas criem a própria cultura de vocês

Pode ser que ambos queiram impor suas respectivas criações para o outro. Quando nos casamos ficamos sem referência de como devemos construir os nossos valores e os nossos costumes dentro de casa. Então pegamos a nossa primeira referência que é a dos nossos pais ou a das pessoas as quais fomos criadas para tentar colocar em prática dentro de casa. É quase imperceptível, mas você vai perceber os primeiros sinais disso quando alguns desentendimentos começarem. Neste momento você pode parar e refletir: Será que estou querendo impor hábitos que eu tive dentro da casa dos meus pais dentro da minha casa? E você pode voltar atrás e reconhecer. Você vai acabar percebendo que você e eu seu parceiro vão criar uma nova cultura, novos hábitos e regras que têm a cara de vocês, que vão se adequar a necessidade de vocês.
3. Diálogo, mas muuuuito diálogo.

Se vocês quiserem ter uma vida bacana e cheia de companheirismo vocês vão ter que conversar sobre tudo. Você vai ter que saber falar e saber escutar. Agora a vida não é mais entrar para o seu quarto, fechar a porta e ligar o som quando está nervoso por algum motivo. Um relacionamento bem resolvido e maduro deve ter muito diálogo e você vai perceber que o quê para você parece óbvio para o outro pode não ser.
4. O outro não tem que adivinhar do que você precisa

Se você não falar o que você quer e do que você precisa o outro não não vai adivinhar. Por mais que pareça óbvio ele não vai perceber quais são as suas necessidades.
5. Sua casa, seus hábitos

Você não precisa ter a mesma rotina que seus pais ou outros casais as quais servem de referência para você. Dentro da sua casa você vai criar os seus hábitos. Se na casa dos seus pais Eles acordam todos os dias às 6:00 da manhã você não precisa fazer a mesma coisa, a não ser que você queira e isso pode ser muito divertido. Tem pessoas que têm hábitos diurnos e outras tem hábitos noturnos. Então você vai descobrir muito mais sobre você e à sua disposição em fazer as coisas que você precisa em casa do que você imagina.
6. Controle financeiro

Se você não tiver um controle financeiro você com certeza vai ficar no vermelho. Pensa numa coisa triste! Acabou você não tem mais seus pais para pagar as contas básicas de casa e você vai passar a entender muito mais quando seu pai dizia para economizar. Atenção: é um dos motivos da maior causa de brigas e separações de um casal
7. O lado B do relacionamento

O casamento não é uma continuação do namoro, você não pode dizer que foi enganada ou enganado porque aquela pessoa que você namorava é diferente da que você está casada. Você quando namorava só ficava com a parte divertida do relacionamento: saindo, curtindo bons momentos, fazendo amor... agora vocês ficam muito mais tempo juntos e tem que enfrentar situações não tão agradáveis e principalmente, lidar com algo que vocês evitavam todo custo: a rotina. Claro que existem formas positivas de lidar com isso, o que requer bastante sensibilidade e boa vontade de ambas as partes.
8. Cuidado com a projeção!

Não projete seu pai no seu companheiro e nem a sua mãe na sua companheira. Eles são pessoas diferentes e vão agir de maneira diferente. Na psicanálise abordamos isso quando estudamos nos pacientes o complexo de Édipo. Quando você cai na real que seu companheiro não é o seu pai você vai descobrir o verdadeiro ser humano que ele é e vice-versa.
9. Fuja dos rótulos e padrões sociais

Você não precisa cumprir papel social algum para provar ao mundo seu relacionamento. A única coisa que vocês têm que fazer é ser feliz. Vejo em meu consultório casais que fazem muitas coisas apenas porque representam algo para a sociedade: levam uma vida que não gostam, que não tem a cara dos dois e isso vira uma bola de neve sem fim.
10. Não existem casais felizes, existem pessoas felizes que formam um casal

Não existem casais felizes, existem pessoas felizes que formam um casal. Se você não estiver feliz individualmente e seu parceiro não estiver feliz individualmente, vocês não serão um casal feliz. O maior problema que a maioria dos casais têm é que acha que tem obrigação de fazer o outro feliz. Desgastam um bom tempo de suas vidas para o outro esquecem de si mesmos. Se o outro não está feliz ele tem que procurar meios de melhorar, de ressignificar coisas da sua vida. E isso não é ser egoísta, muito pelo contrário, é deixar o outro Livre para decidir como ele deve levar a vida dele e caso ele precise da sua ajuda você está ali para auxiliá-lo. Mas o fato é que o protagonista da sua vida é você mesmo, nunca o seu companheiro. Ele não tem obrigação nenhuma de te fazer feliz, você sim tem a obrigação de se fazer feliz.
Caso você sinta que esteja precisando, em qualquer momento você pode procurar a ajuda de um psicanalista que vai conseguir avaliar o seu caso de uma maneira muito particular e te ajudar com técnicas incríveis para restabelecer a harmonia do casal. Você pode estar namorando, morando juntos, casados, enfim. Não deixe seu relacionamento se desgastar ao ponto de não ter mais volta. E você tem mais alguma dica para nos dar? Deixa aqui nos comentários pois pode ser útil para muitas pessoas!
Comentários